Google Developers Groups

Um pouco sobre o programa Google Developers Groups

Logo Google Developers Groups

O programa Google Developers Group (GDG) do Google é uma iniciativa que visa reunir desenvolvedores interessados nas tecnologias e APIs do Google, como Android, Chrome, Drive, Google Cloud e outras. Os GDGs são grupos locais que organizam eventos, workshops, treinamentos e meetups para aprender e compartilhar conhecimentos sobre essas tecnologias. Qualquer pessoa pode participar ou liderar um GDG em sua região.

O objetivo do programa é criar uma comunidade de desenvolvedores que possam se beneficiar dos recursos e ferramentas oferecidos pelo Google, bem como trocar experiências e ideias com outros profissionais da área. Os GDGs também promovem o DevFest, um festival anual de tecnologia que reúne milhares de participantes em todo o mundo para celebrar a inovação e a criatividade.

Os GDGs são independentes do Google e são gerenciados por voluntários que são líderes em suas comunidades. Eles seguem as diretrizes de conduta do Google, que visam garantir um ambiente inclusivo e respeitoso para todos. Os GDGs são abertos a todos os níveis de habilidade e origens, e não há custo para se juntar ou iniciar um novo capítulo.

Se você é um desenvolvedor que quer se manter atualizado com as últimas novidades do Google, aprender novas habilidades, construir ótimos produtos e se conectar com outros entusiastas da tecnologia, os GDGs são uma ótima oportunidade para você. Você pode encontrar um capítulo perto de você no site oficial do programa ou seguir as redes sociais dos GDGs para ficar por dentro dos eventos e atividades.

Para criar um capítulo de GDG, você precisa seguir alguns passos:

Não há um tempo definido para receber a aprovação, pois depende da demanda e da disponibilidade dos revisores. No entanto, você pode acompanhar o status da sua solicitação no site do programa.

Quem pode se tornar um organizador?

Ao pesquisar organizadores, são analisadas algumas coisas. Se você se encaixa nessa descrição, sua inscrição é bem-sucedida.

  • Pessoas com 18 anos ou mais.
  • Interesse genuíno das tecnologias do Google.
  • Conhecimentos técnicos.
  • Experiência com planejamento de eventos.
  • Conexão com a comunidade de desenvolvedores local.
  • Passatempo para retribuir à comunidade.

Como posso me inscrever para ser um organizador?

Há algumas etapas que você precisa seguir para se inscrever e ser um organizador.

  • Leia as Diretrizes da comunidade e o Termos e Condições do organizador do GDG.
  • Verifique a GDG Event Platform para ver se há um capítulo na sua região.
  • Se houver um capítulo GDG no seu local, entre em contato com os organizadores atuais da GDG Event Platform ou pessoalmente em um evento para expressar interesse em ajudar como coorganizador.
  • Se não houver um capítulo GDG no seu local, inscreva-se para iniciar um aqui.
    • Aguarde a análise da sua inscrição. Caso sua inscrição atenda aos requisitos acima, entraremos em contato por e-mail para agendar um horário para responder a perguntas e discutir o programa. Se o aplicativo não for uma boa opção, você ainda receberá uma notificação por e-mail.

Quais são os benefícios de se tornar um organizador do GDG?

Há várias vantagens em liderar um capítulo GDG, mas aqui estão alguns dos que se destacam:

  • Crescimento profissional: tenha acesso a treinamentos técnicos e conhecimento técnico para ajudar você a ser um líder mais forte. Convites para selecionar eventos do Google.
  • Crescimento da rede: acesse uma rede global de desenvolvedores, organizadores de comunidades profissionais, especialistas do setor e Googlers para receber orientação e compartilhar conhecimento.
  • Aprendizado da comunidade: suporte dedicado para ajudar a educar e expandir sua comunidade on-line e pessoalmente.

É necessário pagar para participar ou iniciar um novo capítulo do GDG?

Não há custo para participar de um capítulo ou se inscrever para um novo GDG.

Como faço para entrar em contato com outros organizadores de GDGs?

Para entrar em contato com outros organizadores de GDGs, você pode usar os seguintes canais:

  • O diretório de GDGs, onde você pode encontrar os capítulos existentes e os respectivos contatos dos organizadores. Você pode enviar uma mensagem para eles pelo site ou pelas redes sociais.
  • A plataforma de eventos do GDG, onde você pode se inscrever para os eventos organizados pelos GDGs e interagir com os organizadores e os participantes.
  • O grupo de e-mail dos organizadores do GDG, onde você pode se comunicar com outros organizadores de todo o mundo, trocar ideias, dúvidas e experiências. Você precisa ser um organizador aprovado para acessar esse grupo.

Exemplos de eventos de GDGs organizam ou ajudam a organizar.

Os GDGs organizam eventos de diversos tipos e tópicos, dependendo do interesse e da demanda da comunidade local. Alguns exemplos de eventos de GDGs que já aconteceram são:

  • DevFest, um festival anual de tecnologia que reúne milhares de participantes em todo o mundo para celebrar a inovação e a criatividade. Os DevFests oferecem palestras, workshops, hackathons, codelabs e outras atividades sobre as tecnologias e APIs do Google e temas relacionados.
  • Study Jams, sessões de estudo em grupo que visam ensinar ou aprimorar habilidades em áreas como Android, Flutter, Firebase, Machine Learning e outras. Os Study Jams podem ser presenciais ou online, e geralmente seguem um currículo ou um curso online do Google.
  • IWD, uma série de eventos que acontecem em março para celebrar o Dia Internacional da Mulher e promover a diversidade e a inclusão na área de tecnologia. Os IWDs contam com palestrantes, painéis, workshops e networking voltados para mulheres desenvolvedoras ou interessadas em se tornar uma.

Os organizadores de GDGs têm acesso a recursos e ferramentas exclusivos para ajudá-los a gerenciar seus capítulos e organizar eventos de qualidade.

Alguns desses recursos e ferramentas são:

  • A plataforma de eventos do GDG, onde os organizadores podem criar e gerenciar seus eventos, convidar e interagir com os participantes, e obter estatísticas e feedbacks sobre seus eventos.
  • O grupo de e-mail dos organizadores do GDG, onde os organizadores podem se comunicar com outros organizadores de todo o mundo, trocar ideias, dúvidas e experiências, e receber atualizações e anúncios do Google sobre o programa.
  • O repositório de informações e recursos do GDG, onde os organizadores podem encontrar documentos, guias, modelos, logos e outros materiais úteis para planejar e promover seus eventos e capítulos.

Algumas dicas para organizar eventos de sucesso:

  • Defina o objetivo, o público-alvo e o formato do seu evento. Escolha um tema relevante e interessante para a sua comunidade, e decida se o evento será presencial, online ou híbrido. Considere também o tempo, a data e a duração do evento.
  • Planeje com antecedência e faça uma lista de tarefas. Organize uma equipe de voluntários para ajudar nas diferentes áreas do evento, como conteúdo, logística, divulgação e moderação. Atribua responsabilidades e prazos para cada tarefa e acompanhe o progresso regularmente.
  • Crie e gerencie o seu evento na plataforma de eventos do GDG. Lá você pode adicionar as informações básicas do seu evento, como título, descrição, local, data e hora. Você também pode convidar os participantes, enviar lembretes e mensagens, e obter feedbacks após o evento.
  • Promova o seu evento nas redes sociais e em outros canais. Use os logos e modelos oficiais do GDG para criar materiais de divulgação, como cartazes, banners e posts. Compartilhe o link do seu evento nas redes sociais do seu capítulo e em outros grupos relacionados. Incentive os participantes a se inscreverem com antecedência e a compartilharem o evento com seus amigos.
  • Prepare o conteúdo e os recursos do seu evento. Escolha os palestrantes, os facilitadores e os moderadores do seu evento, e certifique-se de que eles estejam alinhados com o tema e o objetivo do evento. Providencie os recursos necessários para o evento, como slides, vídeos, codelabs, quizzes e outros. Faça um ensaio antes do evento para testar a qualidade do som, da imagem e da conexão.
  • Realize o seu evento com entusiasmo e profissionalismo. Dê as boas-vindas aos participantes, apresente o seu capítulo e o programa GDG, explique a agenda e as regras do evento. Interaja com os participantes durante o evento, faça perguntas, incentive a participação e responda às dúvidas. Agradeça aos participantes, aos palestrantes e aos voluntários pelo envolvimento no evento.
  • Avalie o resultado e o impacto do seu evento. Peça feedback aos participantes sobre o que eles gostaram e o que pode ser melhorado no seu evento. Analise as estatísticas e os dados do seu evento na plataforma de eventos do GDG, como número de inscritos, de comparecimento e de engajamento. Compartilhe os aprendizados e os destaques do seu evento nas redes sociais e em outros canais.

Espero que esse texto lhe ajude a entender e quem saiba ajude a você a criar um novo capítulo de GDG em sua cidade 🙂

Para saber mais https://developers.google.com/community/gdg?hl=pt-br

Obrigada pela leitura!

1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *