Ser uma pessoa desenvolvedora depois dos 40?

Esse assunto é algo bem sensível para mim, já que tenho 48, esse ano faço 49 e ano que vem 50 😮 😅, e sinceramente acho que hoje em dia ter 40+ não é o mesmo que 40, 30 anos atrás, o mundo mudou muito, vivemos com mais saúde por mais tempo, temos uma expectativa de no futuro vivermos até 150 anos e essa expectativa é para gerações que já estão nascendo, será mesmo que uma pessoa hoje com 40, 50 anos é alguém descartável, sendo que tem mais maturidade e muita experiência para oferecer?

Minha foto com a mão estendida fazendo a saudação Vulcana
Essa sou eu,
uma mulher trans 🏳️‍⚧️, trekkie 🖖🏼 e que adora rock and roll 🤘🏼
Trekkie ou Trekker: É uma dessas pessoas malucas que ama Star Trek e que ousa sonhar com um futuro melhor para todos, e como um dos principais lemas de ST diz, com Infinita Diversidade em Infinitas Combinações 🖖🏼

Bom, segue o artigo.

Ser uma pessoa desenvolvedora de mais de 40 anos pode ser um desafio em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente. A tecnologia evolui a uma velocidade impressionante, e as pessoas desenvolvedoras precisam estar sempre atualizadas e preparadas para as novas demandas e tendências. Além disso, elas podem enfrentar o preconceito e a discriminação de algumas empresas, que preferem contratar pessoas mais jovens, por acreditarem que elas são mais produtivas, criativas ou inovadoras.

E sendo bem sincera com vocês, se para homem o homem branco 40+ existe o preconceito, ele é ainda maior se você é mulher, negra, negro, LGBT, o mundo é assim, infelizmente ainda temos um caminho gigante a trilhar até que isso um dia comece a melhorar. Mas um dia vamos chegar lá. <3

Mas isso não significa que ser uma pessoa desenvolvedora de mais de 40 anos seja impossível ou desvantajoso. Pelo contrário, essa faixa etária pode trazer muitos benefícios para a profissão, como a experiência, a maturidade, a capacidade de resolver problemas complexos e a compreensão das necessidades dos clientes. Essas habilidades podem fazer a diferença na hora de entregar soluções de qualidade e valor.

Para superar os desafios de ser uma alguém com 40+, é preciso ter dedicação, estudo, prática e persistência. É importante buscar se qualificar e se atualizar constantemente, aprendendo novas ferramentas e linguagens de programação. Também é fundamental ter flexibilidade e adaptação às novas formas de trabalho, como o home office, o trabalho remoto, o trabalho em equipe e a comunicação online. Além disso, é essencial valorizar as próprias competências e potencialidades, não deixando que o preconceito abale a autoestima ou confiança.

Então, ter mais de 40 anos e desenvolver pode ser um desafio, mas também uma oportunidade. Com um pouco de esforço, planejamento e persistência, é possível se destacar no mercado de trabalho e se realizar profissionalmente. O importante é manter-se atualizado e sempre aprender coisas novas, independentemente da idade.

Sendo bem especifica, aqui estão alguns desafios que alguém 40+ costuma enfrentar no mercado de TI:

Cada item tem o link das fontes para você entender um pouco mais sobre esses desafios e espero que ajude a acabar com esse estigma.

Me Demitiram, tenho mais de 40, e agora?

Sabe tudo aqui que tem na internet sobre o que fazer para essa situação? Pois é, é isso mesmo, infelizmente não existe uma receita de bolo mágico, ou um texto perfeito sobre isso.

A partir de agora é você no comando, então vamos nós de novo com os mesmo conselhos novamente 😉

Po abrindo o Pergaminho do Dragão e descobrindo que ele está vazio.
Po abrindo o Pergaminho do Dragão e descobrindo que ele está vazio.
E como Po descobre em Kung Fu Panda ao abrir o Sagrado Pergaminho do Dragão, receptáculo do conhecimento ilimitado, é apenas uma folha dourada que reflete a imagem de quem o vê, e percebe também que não existe um ingrediente secreto, uma fórmula ou um texto secreto, é somente você quem faz a sua vida, só você é capaz de mudá-la ao descobrir que tem todas as condições para tal. 
Eu realmente adoro esse filme! 🥰 #recomendo

Bom, vamos a algumas dicas

  • Encontre empresas que combinem com o seu perfil profissional. Pesquise quais empresas e segmentos mais contratam pessoas desenvolvedoras acima de 40 anos. Existem alguns sites que podem te mostrar quais foram aquelas que mais se destacaram na contratação desses profissionais, como o GPTW. Além disso, também pesquise a cultura da empresa e analise se os valores pregados pela organização combinam com o que você acredita e com quem você é.
  • Atualize seu currículo. Um dos principais problemas no momento de criar um currículo é saber o que exatamente colocar nele. Muitas pessoas pensam que o currículo serve como um histórico de sua vida profissional e acabam adicionando todas as experiências profissionais que já tiveram na vida. Mas qual o problema disso? O problema é que o currículo pode ficar muito extenso e confuso, principalmente para as pessoas que possuem muitos anos de experiência. Para solucionar esse problema e saber o que colocar no currículo, faça o seguinte exercício: reflita sobre todas as experiências profissionais que você já teve, desde cursos que já fez até projetos que já participou e anote tudo em um papel. Depois que fizer isso, pense com o que você deseja trabalhar agora e para quais vagas pretende se aplicar. A partir disso, analise os cursos que você já fez e experiências que já teve e perceba quais combinam com o que você pretende trabalhar agora. Pronto! Agora é só excluir aquelas vivências que não são relevantes para a vaga que pretende se candidatar, porque, dessa forma, seu currículo ficará muito mais objetivo e conciso e será mais fácil identificar se o seu perfil combina com a vaga ou não.
  • Crie uma rede de contatos. O networking é uma ferramenta poderosa para conseguir um emprego, principalmente depois dos 40 anos. Aproveite os contatos que você já tem e mantenha-se em contato com eles. Avise-os que você está procurando uma nova oportunidade e peça indicações ou referências. Além disso, participe de eventos, palestras, workshops ou cursos relacionados à sua área de atuação e conheça novas pessoas. Você pode usar as redes sociais profissionais, como o LinkedIn, para ampliar sua rede de contatos e se manter informado sobre as novidades do mercado.
  • Atualize-se. A tecnologia muda rapidamente e exige que as pessoas desenvolvedoras estejam sempre por dentro das novas ferramentas e linguagens de programação. Por isso, é importante buscar se qualificar e se atualizar constantemente, aprendendo novas habilidades e competências. Você pode fazer cursos online, assistir a vídeos, ler artigos ou livros, participar de fóruns ou comunidades ou até mesmo criar projetos pessoais para praticar o que aprendeu.
  • Mostre-se flexível e adaptável. As novas formas de trabalho, como o home office, o trabalho remoto, o trabalho em equipe e a comunicação online, podem exigir mais flexibilidade, disciplina e autonomia das pessoas desenvolvedoras. Por isso, é fundamental ter flexibilidade e adaptação às novas formas de trabalho, mostrando que você está disposto a aprender e a se adequar às necessidades da empresa.
  • Faça seu cadastro em sites de vagas. Uma forma prática e eficiente de encontrar um emprego como pessoa desenvolvedora é se cadastrar em sites de vagas especializados na área de tecnologia. Esses sites podem te ajudar a encontrar oportunidades que combinem com o seu perfil profissional, suas habilidades e suas preferências. Alguns exemplos de sites de vagas para pessoas desenvolvedoras são: ProgramaThor, GeekHunter, Vulpi e Revelo.
  • Encontre alternativas para se inserir no mercado de trabalho. Se você não conseguir um emprego como pessoa desenvolvedora em uma empresa tradicional, não desista. Existem outras alternativas para se inserir no mercado de trabalho, como o empreendedorismo, a consultoria, o trabalho freelancer ou o trabalho em startups. Essas alternativas podem te oferecer mais autonomia, flexibilidade e oportunidades de crescimento profissional.

Ainda quero ver a TI como um local seguro para profissionais com 40+, 50+, 60+, não importando raça, religião, identidade de gênero, orientação sexual, e tudo mais que nos une em um mundo plural com infinita diversidade em infinitas combinações 🖖🏼 ❤️
Vida longa e Próspera a todos!

Obrigada pela leitura

2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *